Idoso ganha roda de samba em hospital de Marília-SP


Idoso ganha roda de samba

Equipe do Hospital das Clínicas de Marília (SP) se mobilizou para realizar o sonho do paciente de 63 anos.

Idoso ganha roda de samba no hospital
Hospital atende sonho de paciente com câncer e realiza roda de samba — Foto: Arquivo pessoal

O Hospital das Clínicas de Marília (SP) ajudou a realizar o sonho de um paciente que está em tratamento paliativo por conta de um câncer: participar de uma roda de samba.

O pedido inusitado foi feito pelo aposentado José da Penha, o “Seu Zé”, que está internado há dois meses.  (Veja o vídeo abaixo)

Tudo começou quando uma enfermeira quis saber o que o paciente ainda gostaria de fazer. “Perguntei se ele tinha vontade de fazer alguma coisa na vida. Talvez comer alguma coisa, viver um amor? Comecei a rir com ele, né? Ele falou: ‘Nossa, eu queria uma roda de samba'”, lembra a técnica de enfermagem Bruna Roberta Nascimento Oliveira.


Idoso ganha roda de samba em hospital de Marília-SP
Roda de samba mobilizou funcionários do Hospital das Clínicas — Foto: Divulgação

Bruna então descobriu que “Seu Zé” costumava tocar pandeiro e ouvir samba com a família. “Ele disse: ‘Tenho saudade de uma roda de samba, do meu pandeiro. Tudo aquilo que a gente teve de bom na flor da idade’. Aí a gente resolveu se mobilizar para atender esse pedido tão especial”, diz.

O desejo do paciente foi realizado no último fim de semana, quando o grupo “Entre Amigos” preparou uma apresentação especial para ele e transformou a ala “E” do hospital em uma verdadeira roda de samba.

“A gente tem um grupo de samba e a Bruna (técnica de enfermagem) acompanha a gente há algum tempo. Aí surgiu essa situação do ‘Seu Zé’ e atendemos na hora. É uma ordem divina isso, né?”, afirma o músico William Ribeiro.

O samba de roda mobilizou o hospital inteiro para que o paciente não desconfiasse de nada.

“A equipe se uniu para organizar com todo o cuidado para que ninguém contasse a ele. Conversamos também com os outros pacientes sobre o barulho que ia ter, precisávamos saber se estariam de acordo”, conta Bruna.

Comoção

Dentro do hospital, a comoção foi geral. “O pessoal da limpeza, da portaria, a equipe de enfermagem, todo mundo se uniu para cantar e dançar samba”, diz a técnica de enfermagem, que ressalta que o papel do hospital não é só curar um paciente, mas proporcionar dias felizes.

“É importante demais participar desse tipo de coisa da vida porque ali dentro é um lugar fechado. Lugar que, de certa forma, tem tristeza. Mas a gente faz o possível para oferecer conforto, acolhimento, para que se sintam em casa”, explica.

Paciente teve o sonho realizado de participar de uma roda de samba — Foto: Reprodução

A alegria dos funcionários e dos pacientes, especialmente do “Seu Zé”, também emocionou os integrantes da banda.

“A gente está emocionado até agora. É uma situação muito complicada e a gente conseguiu levar um momento de alegria. Todo mundo chorou depois que saiu de lá”, diz William.

Entre um sorriso e outro, “Seu Zé” resumiu a satisfação de ter o sonho realizado. “Eles são simplesmente fora de série, sem palavras mesmo, são fantásticos.”

Parabéns a todos do grupo Entre Amigos e ao pessoal do hospital por realizar o sonho do “Seu Zé”.

Idoso ganha roda de samba

Veja também:

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *